PROJETO ACREDITO

Ciência da Computação - FURB

 O que é o Projeto Acredito?

É um programa de captação de recursos financeiros em conjunto dos estudantes do curso de bacharelado em Ciência da Computação da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Este visa a atualização tecnológica da infraestrutura do curso (equipamentos e softwares), bem como a fomentação de eventos que também proporcionem a atualização científica para os alunos.


 Como Funciona?

Todos os alunos matriculados no curso de Ciência da Computação pagam mensalmente um crédito financeiro. Esse dinheiro é arrecadado e mantido pela FURB, porém, uma parte fica disposta à aplicação de projetos desenvolvidos pelos alunos do curso; isto é, descentralizando sua aplicação, que será feita de acordo com a demanda apresentada.


 ...E se o Projeto Acredito não existisse?

Além de pagar pela quantia de créditos financeiros vinculados ao curso, os alunos teriam ainda de pagar para poder utilizar os laboratórios da Computação, realizar atividades ou cursos extracurriculares e até mesmo para participar da Semana Acadêmica.


 Qual a vantagem do Projeto Acredito em relação ao Crédito Financeiro?

O dinheiro arrecadado pelo Crédito Financeiro é gerenciado exclusivamente pela FURB e está fortemente vinculado com a manutenção da instituição, ou seja, é aplicado de forma geral e abrangente. Já o dinheiro arrecadado pelo Projeto Acredito é gerenciado pelo Conselho Deliberativo do Projeto Acredito juntamente com a Pró-Reitoria de Administração - PROAD, direcionando, desta forma, os recursos diretamente para o curso de Computação. O fato de o dinheiro ser administrado por pessoas mais familiarizadas ao curso acaba beneficiando a todos os alunos. Estes poderão ao longo de sua trajetória acadêmica contar com uma infraestrutura sempre atualizada no que se refere ao parque tecnológico; além de ter a liberdade de apresentar eventuais demandas que acreditem se encaixarem na proposta do Projeto.


 O que já foi feito com o dinheiro arrecadado?

Entre 2010 e 2011, o Projeto Acredito junto com os recursos do Laboratório de Qualidade de Software (LQS), custeou três laboratórios inteiros, dois com 15 máquinas (campus 3) e um com 30 máquinas (campus 1 - S-212). Destes, todos os monitores foram comprados com o dinheiro do Projeto Acredito, já os gabinetes, teclados e mouses foram custeados pelo Laboratório de Qualidade de Software. Entre outras, o laboratório de robótica foi contemplado com novos Kits de robótica, os laboratórios dos professores Miguel e Dalton receberam um novo projetor cada e o LARC (Laboratório de Redes de Computadores) recebeu novos equipamentos preparados para IP versão 6. O projeto também custeou eventos como: a Semana Acadêmica e o Seminário de Informática e Computação; incluindo-se aqui despesas com coffee breaks e as estadias dos palestrantes. Além de ter possibilitado a viagem dos alunos da Computação para o FLISOL (Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre) em Joinville.


 Quem pode utilizar o dinheiro arrecadado?

O dinheiro pode ser utilizado nos projetos encaminhados pelos alunos matriculados no curso de bacharelado de Ciências da Computação da FURB e que, consequentemente, tenham sido aprovados pelo conselho Deliberativo do Projeto Acredito e autorizados pela Pró-Reitoria de Administração (PROAD).


 Por que o Acredito não financia eventos como Stamm Universitário?

Em primeira instância utilizar recursos para tal fim infringe o estatuto do Projeto Acredito, em que o dinheiro arrecadado deve ser destinado a projetos que agreguem algum conhecimento ou tragam algum benefício a um maior número de estudantes do curso. Embora entendamos a importância de eventos que promovem uma maior integração entre a comunidade universitária, esta temática foge da proposta do Projeto. Deste modo, a destinação de recursos para eventos de cunho unicamente festivo, estaria indo contra a proposta inicialmente apresentada e aprovada, e consequentemente estaríamos incorrendo em uma ilegalidade. Além disso, por ser pública, a FURB deve prestar contas de toda e qualquer despesa, inclusive dos recursos do Projeto Acredito.